domingo, 3 de Janeiro de 2010

Ideias para aproveitar restos de comida

Aqui deixo algumas ideias que concerteza vão ser de bastante utilidade.
Noormalmente quase todas as refeições onde não sobre comida, o que implica que os cozinheiros de serviço tenham de dar largas à imaginação para reinventarem novos pratos como que vai sobrando. E sempre se poupa no orçamento mensal.

Sobraram salsichas do churrasco de domingo? Corte-as em bocadinhos, refogue uma cebola em azeite, com caldo de carne, alho, louro e pimenta preta, junte água e deixe ferver. Adicione as salsichas e uma lata de cogumelos laminados, bem como um pacote pequeno de macedónia de legumes. Sirva com arroz branco.

Restos de peito de peru, podem ser cortados em cubos e adicionados a um refogado de cebola, azeite, alho, pimenta e salsa picada. Junte ainda uma lata de cogumelos laminados.

E sobrou-lhe arroz branco? Utilize-o para fazer bolinhos de arroz assado.

A carne cozida pode ser usada como recheio de panquecas ou pastéis: moa a carne e misture um ovo, queijo ralado e temperos.

Se lhe sobrou puré de batata, forme pequenas bolinhas, polvilhe com pão ralado e frite como se fossem croquetes.

Tempere fatias de pão com azeite de oliva, sal e temperos e doure levemente no forno. Sirva como entrada ou com sopas. O pão duro pode tambem ser utilizado para fazer diversas sobremesas, como o pudim de pão.

Reutilize os restos legumes para preparar quiches e tartes. Basta juntar carne, peixe, marisco ou soja e tem um prato rápido e cheio de requinte.

Os restos de frango podem ser utilizados para fazer uns folhadinhos deliciosos: desfie o frango, faça um refogado e junte natas. Corte quadradinho de massa folhada e coloque no centro um pouco de recheio. Feche-os, pincele com ovo batidos e leve ao forno. Os restos de peixe cozido podem ser aplicados na preparação de souflés ou como recheio de rissóis e empadas. Outra ideia é misturar restos de peixe com camarão ou outro marisco e fazer um empadão. Ou, em alternativa, pode misturar um molho cremoso para espalhar sobre tostas. Para render mais, pode juntar atum em lata.

E que tal suprender a família com um chá diferente: use as cascas das maçãs para preparar essa bebida. E com cascas de batata pode fazer aperitivos deliciosos: basta fritá-las bem em óleo quente.

fonte: http://www.ruadireita.com/alimentacao/

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...